sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Bolha Protetora

Enfim...Não estou inspirado para postar obs: novidade! Pensando bem essa palavra, aliás esse adjetivo é muito relativo, pois acho que criatividade, desejo, pensamentos e postura crítica sempre estão presentes, fervendo em nossas cabeças... São coisas intrínsecas ao ser humano, coisas que não possuímos um controle. Hoje serei breve, gostaria apenas de difundir um ponto de vista, a individualização do ser humano, acho que até posso escrever assim: O egoísmo do ser humano em uma sociedade que se intitula moderna, múltipla e plural... Seria uma "doença" dos tempos modernos?! Uma questão cultural?! Um situação criada pelo cotidiano caótico das grandes metrópoles?!

Muitos culpam a senhorita globalização por essa densa individualização entre os relacionamentos humanos, ainda corroboram dizendo que ele também é culpada pela banalização do ser humano... não posso compactuar com essa injustiça, pois ele não é a protagonista desse espetáculo, ela é apenas um simples personagem coadjuvante. A variedade de personagens desse triste espetáculo é enorme...Acho que quem ocupa o papel principal é o senhor preconceito e a senhora conformação. Dizem que a sociedade vive numa intensa evolução, porém penso que atualmente, nos tempos ditos modernos, vivemos um retrocesso moral e ético, ao ponto do ser humano ficar vazio, flácido, e inculto. Não podemos culpar apenas os governates, a senhora corrupção, o senhor preconceito, devemos em primeiro lugar refletir e questionar. Qual a minha parcela de "culpa"?! Devemos fazer um panorama sobre as nossa responsabilidades...

Recentemente algumas propagandas divulgadas em alguns veículos de comunicação, mais especificamente TV, demonstraram a individualidade da sociedade dita democrática, moderna, da moda... Os ditos marginais ficam invísíves e viram vítimas do olhar alheio. Todos vivem em cápsulas e mundos totalmente diferentes do mundo real, criam um mundo "do país das maravilhas" e assim tocam as suas vidas, sem serem incomodados. É a famosa questão já abordada em outra postagem a fomosa reificação e alienação, tudo está ótimo, desde que nada me atrapalhe ou incomode... Cada um no seu "mundinho" engolido por um "mundão" que não é tão belo e solidário para os demais. As ditas pessoas que compõem a "éscória" da sociedade (odeio essa palavra) ficam cada vez mais invisíveis e esquecidas... Chegamos a tal ponto que quando avistamos um mendigo durmindo... mudamos de calçada ou então pulamos e continuamos o nosso caminho.

A receita da vovó é bem simples ao mesmo tempo bem complicada, muito paradoxal né?! Mas é a mais pura verdade ( acho que não existe verdade absoluta, mas existe uma verdade consensual...) deve-se investir em educação e diminuir as disparidades sociais... Mas alguém se preocupa com o próximo?! Acho que todos estão mais preocupados em ganahar dinheiro... para comprar um novo produto, ou viajar para um lugar magnífico... enquanto isso a banalização cultural, moral... só aumenta junto com o lucro das grandes empreasas. Viva o capital!!! Você já comprimentou alguém hoje com um simples BOM DIA... Você tentou ser solidário com alguém, pelo menos tentou escutar a outra pessoa? Vamos sair dessa bolha protetora que nos cerca, pois a bolsa amniótica já rompeu faz tempo.

Indicação:
Mika - Ain't Got No I Got Life
http://www.youtube.com/watch?v=vdjRjYmqHm8

Nenhum comentário:

Postar um comentário